Siga as Regras: Como Solicitar e Aprovar Voos de Drone pelo SARPAS
- Sussa Mgt
- 10 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024
Passo 1: Acesso ao SARPAS
Acesse o site SARPAS DECEA e faça login ou crie uma conta.
Passo 2: Solicitar um Novo Voo
Após login, clique em "Nova Solicitação" para iniciar o processo.
Informe detalhes como o local, data, hora e altura do voo.
Verifique as zonas restritas, onde a autorização pode ser negada ou restrita.
Passo 3: Documentação e Aprovação
Submeta a solicitação e, dependendo da área, o sistema pode aprovar automaticamente ou encaminhar para análise.
É importante seguir as regulamentações da ICA 100-40 e garantir que seu equipamento está dentro das normas.
Dicas Importantes
Revise todas as regras de operação para evitar atrasos na aprovação.
Utilize o app SARPAS para acompanhar as solicitações em tempo real.
Esse guia pode ser ampliado com exemplos práticos e capturas de tela do sistema.
Regras para Voar em Áreas Urbanas
Helipontos
Segundo a ICA 100-40, voos padrão em áreas urbanas devem ocorrer a pelo menos 2 km de distância de helipontos e aeroportos. No entanto, em uma cidade como São Paulo, isso pode ser complicado. Para garantir a segurança do seu voo, recomendo procurar o setor administrativo ou de segurança do local, muitas vezes no maps/google você encontra, onde o heliponto está situado assina um termo de coordenação, informando que está ciente da operação em questão. Geralmente, são solícitos, embora possa haver exceções. Em casos difíceis, mantenha a calma e siga as orientações legais.
Aeroporto
Voar próximo a aeroportos envolve mais complexidade. Para obter a aprovação do DECEA, é necessário contatar a torre de controle do aeroporto em questão. Esse contato pode ser conseguido, através da aeronáutica, mas não é simples, após isso você precisa preparar um Termo de Coordenação, será assinado por você e por eles, esse documento precisa ser apresentado, junto a solicitação de voo e após aprovado, cada aeroporto tem o seu procedimento. Por exemplo, em Congonhas, o protocolo exige que você ligue para a torre 30 minutos antes do voo, informando o código de aprovação, sua identidade, e os detalhes do voo. Após concluir a operação, deve-se novamente comunicar o fim do voo. Esse procedimento garante a segurança e a coordenação adequada com o tráfego aéreo.
Termo de Coordenação
Sempre que o DECEA/SARPAS negar um voo, você deve solicitar o Termo de Coordenação para obter a anuência do heliponto ou aeroporto envolvido. O preenchimento é simples: insira seus dados, as informações do voo e os procedimentos de segurança. As coordenadas devem estar no formato WGS84 (obtidas via Google Maps e convertidas aqui). O responsável pelo heliponto/aeroporto precisa preencher e assinar o termo, e você deve anexá-lo ao solicitar um novo voo.
NOTAM
Se não conseguir o contato do heliponto ou ele se recusar a assinar, você pode solicitar um NOTAM. Esse aviso alerta os pilotos sobre uma operação de drones na área e pode criar uma zona de restrição. No entanto, mesmo com autorização e NOTAM, incidentes podem ocorrer, como a passagem de um helicóptero, aconteceu recentemente comigo. em um voo a 120m no Morumbi. O prazo de emissão do NOTAM é de 12 dias, então planeje-se. Além disso, voar sem as devidas autorizações pode invalidar o seguro RETA, expondo você a sérios riscos legais e financeiros.
RETA
O RETA é um seguro obrigatório para operações padrão, isto é, voar em cidades, ele custa anualmente por volta de R$ 507,00 (quinhentos e sete reais), e cobre acidentes com terceiros.
Comments